De acordo com o colunista Guilherme Amado, da revista Época, em publicação deste sábado (28), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ordenou que a Agência Brasil ignorasse em suas redes sociais o assassinato de João Alberto Silveira Freitas, morto ao ser espancado por dois seguranças de uma das lojas do Supermercado Carreful, em Porto Alegre.
A ordem foi dada por escrito a funcionários da Agência Brasil em 20 de novembro, um dia após o episódio, e Dia da Consciência Negra, segundo a coluna.
O presidente da República Jair Bolsonaro, e seu vice Hamilton Mourão, após o assassinato, chegaram a negar a existência de racismo no Brasil.
EBC–Empresa Brasil de Comunicação
É uma empresa pública federal que possui um conglomerado de mídia no Brasil, tendo sido criada em 2007 para prestar serviços de radiodifusão pública e gerir as emissoras de rádio e televisão públicas federais. Também é responsável pela EBC Serviços, ramo que produz A Voz do Brasil para a Secretaria de Governo da Presidência da República, gerencia a Rede Nacional de Rádio, licencia os programas dos veículos da EBC, fornece monitoramento e análise de mídias sociais e realiza todo o trabalho de publicidade legal para os órgãos da administração pública federal.
Da Redação