O risco é iminente e o medo toma conta de motoristas que trafegam diariamente nas estradas que cruzam a cidade de Capim Grosso e demais da região, no centro norte baiano.
Diversos animais soltos a margem das estradas provocaram recentemente vários acidentes na região, que infelizmente deixaram vítimas fatais e/ou com sequelas irreparáveis no contextos físico, neurológico ou psicológicos.
No fim de tarde desta segunda-feira (24/07), um bovino foi flagrado andando em cima da pista da BA 791, trecho que liga a cidade de Quixabeira, possibilitando mais um iminente acidente automobilístico, que pode custar a vida de um humano
A irresponsabilidade dos criadores é tão imensa, com a soltura dos animais nas margem das BA’s e BR’s da vida, que mesmo após o acidente ocorrido no último dia 17 de junho, na BR 324, próximo ao bairro Água Nova, em Capim Grosso, quando o secretário de saúde de Quixabeira, Erilberto Lima, na companhia de sua esposa Maria Jodelice, capotou o veículo ao desviar de dois bovinos que estavam no meio da pista, os animais continuavam solto no exato trecho no dia seguinte, mesmo após o trágico acidente.
Acidente envolvendo o secretário de saúde de Quixabeira |
Vale lembrar que apesar do secretário ter saído apenas com algumas escoriações, a mesma sorte não foi verificada na sua companheira, que apesar de já ter saído da UTI após quase um mês na unidade de terapia intensiva, a mesma continua em estado de coma, na enfermaria do Hospital Clersiton Andrade, em Feira de Santana.
A lesão confirmada pela equipe médica, sinaliza que a mesma precisará de meses ou até mesmo ano para a sua reabilitação e retorno ao convívio social, tratamento esse que será continuado em sua residência, através do Internamento Domiciliar (home care).
Outro acidente envolvendo animais nas estradas, foi registrado no último dia 16 de julho, na BA 120, trecho que liga Riachão do Jacuípe a Conceição do Coité. Um vaca na pista teria sido a causa do acidente que ceifou a vida da jovem estudante de medicina, Hilary Carneiro, 24 anos , que cursava na Argentina, e teria vindo passar a férias com a família em Riachão. Neste acidente, o motorista da Hilux também capotou o carro após bater uma vaca.
Acidente que ceifou a vida da estudante de medicina Hilary Carneiro |
Diante destes e outros milhares de fatos idênticos a estes, ocorridos diariamente por todo o país, resta o questionamento. Até quando vidas serão ceifadas? Até quando pais, mães e filhos, precisarão de meses ou anos para recuperar de lesões com danos em alguns casos irreparáveis? Até quando esses proprietários que deixam seus animais soltos anunciando uma iminente tragédia, ficarão impunes? Espera-se que os órgãos competentes em suas esferas, tome atitudes rígidas, afim de equacionar um problema que pode ser resolvido com apenas duas palavradas: CONSCIÊNCIA ou PUNIÇÃO.
Fonte: Blog do Ril de Beto