O governo municipal que tem seu slogan principal CUIDAR BEM FAZ BEM não vem usando bem quando se fala na proteção e saúde dos agentes comunitários de Saúde do município de Senhor do Bonfim Ba , a Associação Municipal dos Agentes comunitários de Saúde, AMACS-SB já solicitou várias vezes em ofício e reuniões porém o município se mantém irredutível não contemplando os ACS com protetor solar, bolsa , fardamento em geral e se quer nem o material do curso que se encerrou os alunos receberam seus fardamentos e materiais para executar seu trabalho. Só para lembrar o município recebeu desde o ano de 2022 a verba para os custeios do curso porém até agora está na promessa .
Outro agravante é as balanças que o município deu balanças inadequada para o trabalho dos agentes pois a mesma é de vidro e pode estourar a qualquer momento como já aconteceu são mais de 7 balanças que já aconteceu essa explosão que segurança um trabalhador tem ao sair com essa balança e colocar uma criança para pesar porém a gestão fecha os olhos para essa situação por tanto os trabalhadores que sustentam em mais de 90% a atenção básica não tem o básico para fazer um trabalho digno .
Além dos EPIs o município não repassa os valores dos indicadores para os acs que é verba carimbada do Previne Brasil e nem a parcela extra do insentivo que vem para cada acs no valor de 2 salários mínimos .
Com tudo isso nessa semana um grupo de agentes comunitários procuraram a associação que defende os acs com muita competência, transparência e qualidade informando a presidente a senhora Viviane Vitor que irão mover uma ação contra a gestão municipal pelo motivo de deixar os mesmos em vulnerabilidade com relação aos EPIs .
A lei da todo o direito do associado acionar a justiça pelos seus direitos e esse meio de comunicação apoia essa causa por uma má vontade de uma gestão que não cuida dos trabalhadores que cuidam da saúde preventiva o trabalho do agente comunitário de Saúde é um dos mais importante pelo fato de mensalmente está visitando as famílias levando prevenção, orientação, cadastro , acompanhamento de gestante , diabéticos, hipertensos , peso e vacina das crianças, e atendendo a população geral levando até às unidades de saúde para que o trabalho seja de excelência para o município ter mais verba porém o município não dá essa valorização no que é necessário.
O espaço democrático deste blog está franqueado aos citados .
Erandi Soares/ Blog Hora da Informação - Imprensa Livre
.png)