No dia 7 de julho, ele esteve na agência do Banco do Brasil, situada na Praça do Rio Branco, Centro de Juazeiro, no Norte da Bahia, e, na hora de digitar os dados da conta para qual o depósito, no valor de 1,9 mil reais, seria enviado, apertou em um número sem querer. A operação foi concluída sem que ele percebesse o erro. Depois disso, ao notar o equívoco, começou a dor de cabeça.
Sem saber informações do cliente para qual o dinheiro havia sido depositado por engano, o leitor procurou a gerência da instituição bancária. Ao conversar com o gerente, foi surpreendido com a resposta.
“Ele me disse apenas que iria tentar entrar em contato com o outro cliente, através da agência bancária dele, para ver se conseguiria dialogar com ele e saber se ele iria ou não devolver o dinheiro. Fiquei assustado e preocupado quando ele me deu essa resposta”, contou.
O cliente prejudicado deixou, junto a gerência do BB de Juazeiro, dados como telefone pessoal e conta para fazer o reembolso da quantia. Entretanto, mais de um mês se passou e nenhuma resposta foi dada. Diante disso, ele procurou a redação do PNB, para tentar solucionar o problema junto a instituição financeira.
Após contato da nossa redação, através da assessoria de imprensa, a instituição entrou em contato com o gerente da unidade, que prometeu que deve solucionar a situação ainda nos próximos dias. Em nota, o Banco do Brasil esclareceu que, em relação ao estorno solicitado, “normativos do Conselho Monetário Nacional (artigo 3º, da Resolução CMN 3.695 ) impedem a movimentação em contas sem a expressa autorização do seu titular”. Ou seja, o banco não pode passar informações do cliente favorecido, por questões de sigilo bancário.
Entretanto, a agência informou que já entrou em contato com o cliente que recebeu o crédito, e aguarda a autorização do mesmo para estorno do valor, conforme orienta a legislação. O PNB conversou com o leitor, que confirmou o contato e disse está aguardando um retorno do banco.
Mas, o que fazer em situações como essa?
O PNB pediu esclarecimentos ao Banco do Brasil sobre como os clientes devem proceder caso alguém passe por uma situação semelhante a essa – afinal, na correria do dia-a-dia, ninguém está isento de cometer esses pequenos equívocos.
O banco esclareceu que os depósitos na conta corrente recebedora do crédito via terminal de autoatendimento só acontecem após confirmação das informações pelo cliente, e que, em casos como esse, o cliente deve procurar a agência bancária para comunicar o equívoco. É necessário ressaltar, inclusive, a importância de guardar, após a efetivação de qualquer transação bancária, o comprovante emitido pelo próprio canal de atendimento.
Da Redação por Thiago Santos